Visionei hoje, o meu primeiro grande filme do ano!
Esta pérola do avançado ciname brasileiro, realizado por Claudio Assis, coloca-nos perante uma reflexão filosófica acerca da condição humana.
Filmado com uma veracidade impressionante, baseado no processo intrínseco das desigualdades sociais, culturais e educacionais, que proporciona, aos degredados da vida, um ambiente rústico de pobreza, de miséria, de prostituição, de loucura, de dor em pensamento, de tudo e de nada... É a condição humana na sua forma mais animalesca. É um filme absolutamente perturbador, no entanto obrigatório e necessário!!!
Vencedor do "Tiger Award" no 36º Festival internacional de Cinema de Rotterdam, Baixio das Bestas possivelmente nem chegará a Portugal, faz parte daquele segmento de cinema do qual, "as massas" não gostam - é muito duro e cansa ter que pensar, reflectir e questionar... - no entanto, este filme ficará na história do cinema como a representação cinematográfica do decadentismo humano, em que prevalece uma visão pessimista do mundo, onde a inclinação estética é marcada pelo subjectivismo moral, pela descoberta das inconsciências universais e pelo gosto das dimensões misteriosas da existência.
Absolutamente essencial e obrigatório!!!
1 comentário:
alem da filosofia um apaixonado pelo cinema! o meu blog tem um novo nome é o seguinte: luisoteumundo.blogspot.com
Enviar um comentário