sábado, 23 de fevereiro de 2008

Case Study!!!


No Expresso de hoje, vem uma crónica deliciosa, de José Fialho Gouveia, acerca da inacreditável estupidez de "alguns!!!" americanos.

Abaixo, na integra, a respectiva crónica.

«É a Hungria, estúpida!»

"Na versão norte-americana do concurso Sabe Mais do que um miúdo de 10 Anos, aconteceu um hilariante momento de televisão. Hilariante e ao mesmo tempo preocupante, pois mostra uma das facetas mais negras dos EUA: o umbiguismo e a falta de noção do resto do mundo. A pergunta nem era extremamente difícil: 'De que país europeu Budapeste é a capital?'. A concorrente, uma ex-participante do American Idol (Ídolos, na SIC), ficou estupefacta com semelhante questão e exclamou: «Eu pensava que a Europa era um país...». O descalabro continuou. Deduziu que em princípio se falava francês em Budapeste, mas tinha dúvidas de que França fosse um país... Decidiu - pelo menos um laivo de esperteza - copiar a resposta. Teve sorte que o miúdo sabia, mas confessou que nunca tinha ouvido falar de um país chamado Hungury, apenas de Turkey (Turquia) - hungry em inglês significa fome e turkey significa peru. É possível ver o video em: www.youtube.com/watch?v=juOQhTuzDQ0.

Na mesma linha também merece ser visto um outro vídeo: Are American Stupid? (www.youtube.com/watch?v=S3X1K93ff51). Segundo se percebe, um repórter de um site humorístico (entretanto desactivado) da ABC vai para a rua fazer algumas perguntas de cultura geral aos seus fellow americans. Ninguém consegue dizer um país começado por 'U', apesar de viverem nos United States of America. Há quem arrisque Yugoslavia e até Utah. Outras pérolas: 'israelismo' é a religião dos israelitas; Fidel Castro é um cantor; Tony Blair é um skater; Kofi Annan talvez seja uma bebida com café (coffee); Alemanha é um dos países do Eixo do Mal; uma mesquita (mosque) é um animal; já houve três guerras mundiais e Hiroshima e Nagasaki são dois lutadores de sumo... Talvez nestas respostas resida o segredo da reeleição de Bush."

Dá que pensar e questionar até que ponto em Portugal as coisas são diferentes...

Sem comentários: