segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Turquia - Parte III

Banhar-se nas água quentes de Pamukkale

Uma das experiências mais "quentes" é o banho nas piscinas de algodão. Com água a 35º, corrente sobre o calcário branco, é apropriado para quem gosta de termalismo. A sua fama remonta ao período romano e a envolvente é fantástica, já que a metros de distância encontram-se as ruínas da antiga cidade de Hierópolis e, também, sarcófagos e tumbas de cristão que quiseram a sua morada final junto de S. Filipe, que fora apredrejado até à morte naquele local.


Estes construções naturais calcárias são as mais bem preservadas no mundo e a sua disposição como piscinas em cascata permite ao visitante usufruir de banhos (quando permitidos) relaxantes e de paisagens deslumbrantes. Apesar de apenas ter ficado sentado à berma de um regato, a descansar os pés sobre o calcário escorregadio e a água quente, e ter caminhado um pouco pela perte cimeira do "desfiladeiro", as minhas expectativas foram completamente preenchidas e recomendo vivamente que o façam também. O dinheiro que se paga para lá ir, vale bem a pena!

Aproveite para caminhar alguns metros até às ruínas da antiga cidade de Hierápolis (Ιεραπολις - que significa "Cidade Santa") e conhecer mais um pedaço de história.



Nota: a viagem pela Turquia continua...

Sem comentários: