segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

TURQUIA - PARTE II


A última morada terrena de Maria

Este lugar está considerado como a morada última da Santíssima Virgem Maria, mãe de Jesus Cristos.


       
            "do ut des" - Eu dou para que tu me dês.


 Provas derivadas das Sagradas Escrituras

 O Apóstolo João nos diz, no seu evangelho (ευαγγελιος - que significa "Boa Mensagem"), que o Senhor antes de morrer, lhe confiou a sua mãe ao dizer-lhe: "Eis aqui a tua mãe", e desde aquele momento João a tomou consigo. Narram os Actos dos Apóstolos que depois da morte de Jesus, desencadeou-se em Jerusalém uma perseguição contra os cristãos. S. Estevão foi apedrejado no ano de 37 d.C. e Santiago decapitado no ano de 42. Ao mesmo tempo, os apóstolos espalharam-se pelo mundo para predicar o evangelho. S. João veio para a Ásia Menor, e muito provavelmente, derivado da perseguição em Jerusalém, trouxe consigo a Virgem Santíssima.

Confirmação Histórica

1. A existência do túmulo de S. João em Éfeso.

2. O Concílio Ecuménico realizado em Éfeso, no ano de 431, na primeira igreja do mundo dedicada à Virgem Santíssima, para definir o dogma (δογμα - que significa crença. É algo que não se discute, acredita-se, pois não pertence ao domínio da razão) da virginal concepção de Maria.
Os padres dizem, falando de Nestório: "... depois de ter chegado a Éfeso, alí onde João, o teólogo, e a Santíssima Virgem Mãe de Deus..."
Por fim, existe a tradição oral, fielmente conservada pelos fieis ortodoxos do povoado de Cirkince, descendentes dos primeiros cristãos de Éfeso, que vinham em peregrinação anualmente, para celebrar aqui a festa da Dormição de Maria, tendo recebido dos seus antepassados a crença de que Maria viveu e morreu neste lugar, que chamavam e ainda chamam Panaghia Kapulu.

O Descobrimento

No passado século XIX apareceu uma obra entitulada A vida da Virgem Maria, descrevendo as revelações de uma religiosa alemã chamada Catalina Emmerich, que sem ter alguma vez estado nestes lugares, descreve com surpreendente exactidão, a colina de éfeso e o local onde estava a casa que a Virgem teria vivido os seus ultimos anos.
Sobre estas indicações formaram-se expedições científicas (1891) e, no final dos trabalhos, encontraram o lugar e as ruínas tal como havia descrito a religiosa alemã.

A Capela

A capela foi construída sobre os restos da casa da Virgem Maria. As fundações são dos séculos 1º e 4º, o resto do edifício remonta ao século 7º. A última restauração aconteceu em 1951.



Nota: A viagem pela Turquia continua...

Sem comentários: