terça-feira, 2 de setembro de 2008

Ernesto Cardenal


Ernesto Cardenal é um importante poeta nicaraguense, nascido a 20 de Janeiro de 1925 na cidade de Granada. Partidário do grupo de ideologia revolucionária da Teologia da Libertação, em 1965 foi ordenado padre pela igreja católica ao qual viria a ser despojado em 1979 quando aceitou ser ministro da cultura do governo sandinista da Nicarágua. Em 1983, aquando da visita de João Paulo II á Nicarágua, Ernesto foi severamente admoestado pelo papa, acusando-o de difundir doutrinas apóstatas. Ultimamente tem vindo a ser perseguido no seu país, principalmente pelo presidente Daniel Ortega que mantém com este quezílias de sentido ideológico.

Deixo aqui o seu belo poema Al perderte yo a ti:

Ao perder-te eu a ti
tu e eu teremos perdido.
Eu, porque tu eras
o que eu mais amava;
tu, porque era eu
que te amava mais.
Mas, de nós dois
tu perdes mais do que eu.
Porque eu poderei amar a outras
como amava a ti,
Mas a ti não te amarão mais
do que te amava eu!

Sem comentários: